Conteúdos do "Projeto"

30-10-2010 19:15

Utilizando o poema "Convite" de José Paulo Paes demos início ao projeto convidando as crianças para brincarem de poesia.

Mosstramos alguns recursos utilizados pelo poeta para compor um poema:

- Os recursos de linguagem: rima, ritmo, sonoridade, metáfora, onomatopéia e a repetição de palavras, aliteração

- A forma de apresentação do poema: versos e estrofes e a disposição do texto no papel.

As crianças trabalharam com poesia, de forma lúdica, através da música, da expressão corporal e artística, interpretando poemas, criteriosamente selecionados para a faixa etária atendida, por meio de dramatizações, brincadeiras orais, ilustrações (desenhos), criando e recriando poemas.

A casa itinerante proporcionou a participação da comunidade. Cada sala de aula recebeu a “Casa da Poesia” com vários poemas, onde um aluno por dia leva a casa para realizar a leitura das poesias com sua família e passa a fazer parte da casa colaborando com a escrita de uma poesia.

Para finalizar o projeto, foi organizado um livro com as poesias escritas pelos alunos e publicadas na Internet em formato de livro. Os alunos tiveram acesso ao livro virtual no laboratório de informática.