O PROJETO FOI DIVIDIDO EM ETAPAS:

MOMENTO POÉTICO: Roda de poesias no pátio da escola, permitindo aos alunos sentir o prazer da leitura de textos poéticos, convidando-os a brincar com palavras através do poema “Convite” de Paulo Paes.

POEMA: Estudo das características do poema: rimas, versos, estrofes, organização do poema no papel. Para cada estrofe da poesia uma descoberta!

BRINCANDO COM POESIA: reescrevendo poemas de forma individual e coletiva, seguindo roteiros e baseando-se nos poemas: “Quem tem o quê?”, de autor desconhecido, “Coisas” de Maria Dinorah, “Diúna, o curumim”, “Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz” de Otávio Roth; “Coisas Esquisitas” de Maria Dinorah.

VIVENDO A TECNOLOGIA: Apresentações no PowerPoint, máquina fotográfica para fotografar os poemas escritos pelos alunos e filmar suas apresentações, que posteriormente foram assistidas na televisão.

RECURSOS POÉTICOS: comparações utilizando metáforas.

COMEMORANDO A POESIA: Declamar poesias “Borboletas” de Vinícius de Moraes.

BRINCADEIRAS DE RODA: momento prazeroso, desenvolvendo a criatividade.

ACONTECIMENTOS CULTURAIS: Poesias relacionadas a diferentes temas e acontecimentos culturais – interdisciplinaridade. (Carnaval, Páscoa, Dia do Índio). Recreio cultural com declamações de poesias e realização de Sarau com poesias trazidas pelos alunos.

RIMA QUE ANIMA: Através de história em quadrinhos, músicas (Sopa do neném, A terra do contrário) e jogos (memória: cartões com palavras que rimam, disputa de rimas desafiando a outra equipe,  jogo de cartas relacionado figuras e ou palavras, teia da rima, caixa surpresa.

MOMENTO DA PARÓDIA: Brincando com a música: “Sopa do Neném”, “A Terra do Contrário” de Padre Zezinho e com o poema “Circo do Contrário” de Pedro Bandeira, organizar um banco de palavras para as paródias.

VARAL DE POESIAS: Exposição das poesias produzidas pelos alunos para toda comunidade.

CASA ITINERANTE, FAMÍLIA PARTICIPANTE: Através das histórias  “A Casa Sonolenta, livro de Audrey Wood, “As Casas que Fugiram de Casa”, da música “A Casa Engraçada” de Vinícius de Moraes, dos poemas de Roseana Murray: “Casa Maluca, Casa de avó, Casa Séria, João de Barro, Sem Casa” e outros poemas: “Minha Casa”, “A Casinha” e “ A Casa da Poesia” deu-se início a casa itinerante.

TÚNEL DA IMAGINAÇÃO: Produção escrita de poemas: Casa da Poesia: trabalhando a fantasia, a imaginação e a criatividade;

PRATICANDO: Parlendas, quadras, trava-línguas, canções, repetição de fonemas, repetições de versos e repetição de palavras.

As parlendas são conjuntos de palavras com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente envolvem alguma brincadeira, jogo, ou movimento corporal.

Os trava-línguas brincam com o som, a forma gráfica e o significado das palavras. A sonoridade, a cadência e o ritmo dessas composições encantam adultos e crianças. O grande desafio é recitá-los sem tropeços na pronúncia das palavras.

JEITO DE OLHAR: Acrósticos e Poesias Visuais

Acróstico- Poesia em que cada verso  começa com uma das letras do nome do destinatário.

A atividade de escrita em acrósticos possibilitou aos alunos a criação de palavras a partir do seu nome, desenvolvendo a leitura bem como habilidades no uso das tecnologias.
            Na sala informatizada utilizamos o software (programa) Tux Paint do Linux para desenvolver esta atividade.
           O programa é um instrumento prazeiroso e de fácil uso para as crianças. As crianças realizaram a tarefa não apenas com prazer mas sem dificuldades quanto ao uso do sotware para desenvolver a escrita e ilustrar o texto.

POESIAS VISUAIS- Proporcionar às crianças uma experiência que integre o visual, a linguagem falada e escrita, despertando a criatividade para que os alunos possam “brincar” com a palavra e o formato do poema. Poemas visuais apresentados: Pássaro em vertical, Canção para ninar gato com insônia de Sérgio Caparelli e Poeminhas cinéticos de Millôr Fernandes.

Os alunos criaram coletivamente e individualmente poemas visuais utilizando temas como: árvore, criança, bola, cachoeira e construiram com suas produções um painel de acrósticos e poesias visuais.

SOU POETA: Os alunos assistiram  vídeos e visitaram os pontos turísticos: Cataratas do Iguaçu e Itaipu Binacional e produziram poesias e acrósticos demonstrando seus conhecimentos, sentimentos, utilizando o computador como ferramenta.

POETA NOTA DEZ: Os alunos que se destacaram, participando do projeto com entusiasmo, produzindo, lendo e coletando poemas, receberam o certificado “Poeta nota dez”.

LIVRO APRENDENDO COM POESIAS- Durante o projeto foram selecionadas poesias escritas pelos alunos para a elaboração do livro “Aprendendo com poesias”. Foi realizado um concurso de desenhos para escolha da capa do livro.  As ilustrações dos poemas foram feitas utilizando (programa) Tux paint do Linux.

Em vários momentos durante o projeto estavam presentes: CD de poesias de Cecília Meireles na voz de Paulo Autram, coletânea de livros de poesias, o uso dicionário, a Consciência Fonológica, a arte através de móbiles, ilustrações, dobraduras e músicas.